A Confederação Nacional dos Trabalhadores Municipais (Conatram) e a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) realizaram, nesta quinta-feira (23), a 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente, que reuniu servidores municipais de todo o país para debater os desafios das emergências climáticas e o papel dos trabalhadores públicos na mitigação, prevenção e adaptação a essas situações.
Com o tema “A atuação dos municipais nas situações de emergências climáticas”, o evento contou com a participação de lideranças sindicais, especialistas e relatos práticos sobre os impactos ambientais e sociais, como as enchentes no Rio Grande do Sul e as queimadas em diversas regiões do Brasil.
Neiva Esteves, secretária de Políticas Sociais do Sindsep, esteve presente na conferência, e fez uma intervenção contundente ao denunciar o governo do Ceará. “O governo, que nós ajudamos a eleger, libera a pulverização de agrotóxicos com drones, mesmo tendo algumas ressalvas, mas nós não temos acordo com essa medida. Não dá para fazer de conta que não estamos enxergando os problemas. Hoje, estamos afetados por diversas catástrofes”, afirmou.
Neiva também destacou a necessidade de ações concretas para evitar tragédias, como o recente colapso de uma ponte no Maranhão, que vitimou várias pessoas. “Temos várias pontes condenadas aqui no Ceará, e não estamos vendo quais ações o governo está tomando para prevenir mais mortes. Essas pessoas precisam circular diariamente por esses locais”, destacou.
Além das discussões, a conferência foi espaço para a construção de propostas que serão levadas pelo delegado eleito à 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, reforçando o compromisso com políticas públicas sustentáveis e ações práticas para preservar o meio ambiente.