Os diretores e conselheiros do Conselho Municipal de Saúde, Socorro Ricarte e Eloni Sousa, participaram nesta terça-feira (22) da Reunião Extraordinária do colegiado, realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro teve como objetivo discutir e avaliar a execução e o planejamento das políticas públicas de saúde no município.
Durante a reunião, foram apresentadas e debatidas três pautas principais: o 3º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2024, a Programação Anual de Saúde (PAS) para 2025 e o 1º RDQA de 2025. Os RDQAs reúnem dados sobre a execução orçamentária, ações realizadas e resultados alcançados no período anterior, funcionando como uma prestação de contas à população e aos conselheiros. Já o PAS estabelece as metas e prioridades para o próximo ano, orientando as ações e investimentos do sistema de saúde municipal.
“As decisões do Conselho Municipal de Saúde devem ser guiadas por critérios técnicos e pela participação democrática, para que os recursos públicos cheguem de forma eficiente a quem mais precisa. Além disso, é fundamental valorizar os profissionais da saúde, com condições dignas de trabalho, respeito aos direitos conquistados e reconhecimento do papel essencial desses trabalhadores para garantir um serviço de qualidade à população”, destacou Socorro Ricarte.