Na manhã desta quinta-feira (10), o Conselho Municipal de Saúde de Quixadá realizou sua reunião ordinária para discutir e apresentar o Regimento Eleitoral que vai nortear a eleição dos conselheiros de saúde para o biênio 2025-2027. A diretora do Sindsep e conselheira municipal de saúde, Socorro Ricarte, participou da reunião representando a entidade, de forma híbrida.
A pauta principal foi a análise e a apresentação do regimento que estabelece as regras para a eleição dos novos representantes do conselho. O documento é essencial para garantir a transparência, a legalidade e a participação social no processo de escolha dos conselheiros, que desempenham papel estratégico no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
“Muito importante a participação da categoria e da sociedade nas discussões do conselho, como forma de fortalecer o SUS e garantir políticas públicas voltadas às necessidades reais da população”, destacou a Socorro.
O Conselho Municipal de Saúde é um espaço deliberativo e fiscalizador das políticas públicas de saúde, composto por representantes de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço.