As diretoras do Sindsep, Izaltina Gonzaga e Socorro Ricarte, participaram ontem (21) do seminário “Fortalecendo Redes: Integração Institucional no Enfrentamento à Violência no Sertão Central”, promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em parceria com outros órgãos estaduais e municipais.
O encontro aconteceu na Faculdade Dom Adélio Tomasin (FADAT), em Quixadá, reunindo profissionais da rede de proteção às vítimas de violência dos municípios do Sertão Central. O objetivo foi promover o diálogo entre instituições e fortalecer estratégias conjuntas de combate e prevenção à violência doméstica e familiar.
O seminário abordou a integração de programas como o PPDH (Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos), o PPPRO e o PPCAM (ambos Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte), e o PROVITA (Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas), além de discutir propostas para qualificar ainda mais a atuação da rede de proteção.
Para Izaltina Gonzaga, a participação do sindicato nesse tipo de evento é fundamental: “Estar presente nesses espaços é reafirmar nosso compromisso com a defesa da vida e dos direitos das mulheres trabalhadoras, especialmente no combate à violência e na construção de políticas públicas eficazes. É importante fortalecer as redes institucionais para garantir acolhimento, proteção e justiça às vítimas”.