Paulo Freire e a Educação Libertadora

BREVE HISTÓRICO DA NOSSA MISSÃO DE FORMAÇÃO

As profundas transformações ocorridas na Sociedade pluralista em que se está inserido afeta multilateralmente homens e mulheres de maneiras diferentes, tendo em consideração os papéis sociais distintos de ambos fazendo frente às implicações no posicionamento político, econômico e cultural.

A Política de Formação do SINDSEP foi forjada no berço de lutas sindicais constituindo-se na construção cultural e social pela qual os indivíduos têm seus papéis distintos implicando posições hierárquicas na sociedade, determinam-se a partir das variadas performances, supondo responsabilidades múltiplas, necessidades, possibilidades de acesso, controle dos recursos e na tomada de decisões.

A perspectiva da Política de formação do SINDSEP se configura na análise dos processos políticos de inserção deve concentrar sua atenção na existência de um conjunto de relações compartilhadas proporcionando a Igualdade de Oportunidades.

Para o SINDSEP de Quixadá e Região a ação formativa na ambiência dos trabalhadores e trabalhadoras NÃO SE DÁ DE FORMA ISOLADA MAS SE INTERRELACIONA COM A COMUNIDADE EXTERNA, prestigiando, sobretudo, a COMUNIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICA DA UECE/FECLESC, se materializando no oferecimento de condições de CONCEPÇÃO, ACESSO, INSERÇÃO E PERMANÊNCIA dos sujeitos a uma plataforma de qualidade de vida para todos e todas.

Quanto aos princípios históricos de nossa política de formação temos três linhas de fomento das nossas ações: PRINCÍPIO DO COMPROMISSO: O princípio do Compromisso com a construção de uma Sociedade justa e igualitária implica no reconhecimento e transformação de todas as formas de relações sociais opressoras; PRINCÍPIO EPISTEMOLÓGICO: Já o princípio Epistemológico entende o significado das ideologias dominantes que relegam o diferente à margem da Sociedade atual, a fim de possibilitar uma nova perspectiva no enfrentamento às realidades excludentes; PRINCÍPIO PEDAGÓGICO: E quanto ao princípio Pedagógico com o devido enfoque sindical das questões, sob a égide do compromisso com a democracia em todos os níveis, com autonomia para análise crítica das políticas da instituição sindical constituindo assim em elementos cruciais para a implementação de uma educação plural, consequentemente, o real exercício do diálogo. Por fim, os recursos didático-pedagógicos serão considerados como meios de realização das relações transformadas e transformadoras.

Já com relação aos objetivos gerais de nossa política de formação elencamos: FORMAR e potencializar as novas lideranças sindicais com vistas ao fortalecimento da missão do SINDSEP de Quixadá e Região, instrumentalizando cada líder na atuação interventiva no Mundo do Trabalho a partir dos ideais democráticos e dos princípios socialistas; PROMOVER o conhecimento e seus múltiplos impactos e faces a partir da capacitação, treinamento, reeducação e formação de Trabalhadores(as) para multiplicação dos saberes históricos junto a homens e mulheres, incentivando-os a uma maior e mais qualificada participação nos espaços públicos, na implementação de ações de equiparação dos direitos e deveres, ampliando a cidadania plena; SOCIALIZAR conhecimentos e experiências sobre a História do SINDSEP num claro resgate acadêmico-científico em suas especificidades quanto a: Ética Humanística, e por isso democrática; Direitos Humanos, Cultura Popular e Participação Sociopolítica e Sindical.

METODOLOGIA

O Curso Online “PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO LIBERTADORA” tem como norte discursivo a pedagogia freireana, com ênfase e compromisso com a educação emancipadora, apresentando reflexões sobre a compreensão da pedagogia da libertação como concepção teórico-metodológica dialética, portadora de uma visão de ser humano, de sociedade e de organização pedagógica com impactos na práxis de luta da Classe Trabalhadora.
O Curso Online “PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO LIBERTADORA” será desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem Sindical (www.AVASIND.com.br).

FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA

FORMATO: Fóruns, leituras, vídeos e uma Avaliação Final Online ao final do curso.

PERIODICIDADE: Março a Abril de 2024

LOCAL: Ambiente Virtual

CERTIFICAÇÃO: 25h

PÚBLICO:

A coodenação do Curso “PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO LIBERTADORA” admite a inscrição em duas categorias:

CATEGORIA A

  • Servidores Públicos Municipais Filiados de Quixadá, Ibaretama, Banabuiu, Choró e Ibicuitinga.

CATEGORIA B

  • Público da Comunidade de Quixadá, Ibaretama, Banabuiu, Choró e Ibicuitinga.

ESTRUTURA CURRICULAR

MÓDULO ÚNICO

PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Conteúdo Programático

Eixo 1: Educação como Prática da Liberdade

Eixo 2: Educação e Mudança

Eixo 3: Pedagogia do Oprimido

Eixo 4: 50 Olhares sobre a Pedagogia do Oprimido

Eixo 5: Relevância de Paulo Freire para a Educação do Brasil e seus Impactos no Mundo

Eixo 6: A Importância do Ato de Ler

Eixo 7: Extensão ou Comunicação?