Na manhã dessa segunda-feira (02), as diretoras do Sindsep, Agacir de Matos, Neiva Esteves e Socorro Ricarte, se reuniram com a secretária de Educação de Banabuiú, na sede do sindicato. O encontro foi solicitado em audiência feita pelo Sindsep para tratar de questões importantes para os servidores e servidoras da educação no município.
Durante a reunião, foi abordado a demissão de professores contratados e a possibilidade da retirada do 1/3 de planejamento. A secretária da Educação, Imaculada, esclareceu que a decisão sobre as demissões de contratados partiu diretamente do prefeito, sendo uma questão fora de sua alçada para intervenções.
Em relação ao 1/3 de planejamento, Imaculada negou qualquer retirada desse direito. No entanto, destacou que, em virtude da redução no número de contratados(as), orientou os núcleos gestores a dialogarem com os(as) professores(as) efetivos para que a semana de avaliação interna fosse acompanhada preferencialmente por eles. A secretária ressaltou que essa seria uma medida excepcional, com possibilidade de negociação para atender eventuais necessidades dos(as) servidores(as).
O Sindsep segue atento às demandas da categoria e reforça o compromisso de buscar soluções que respeitem os direitos dos servidores municipais, mantendo o diálogo com a administração pública como estratégia principal para superar os desafios enfrentados pela classe trabalhadora.