SINDSEP e DIAP promovem oficina e lançamento de cartilha para servidores pré-candidatos às eleições 2024

4

Na manhã desta quarta-feira (07), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá, Ibaretama, Banabuiú, Choró e Ibicuitinga (SINDSEP), em parceria com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), lançou a cartilha de orientações para candidatos e eleitores para as eleições municipais de 2024. O evento, realizado na sede do SINDSEP, reuniu pré-candidatos e diversos sindicalistas, focando na preparação para o pleito.

Graça Costa, atual presidenta do DIAP e dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ressaltou a importância do evento, destacando a relevância de orientar candidatos e eleitores para fortalecer a democracia e garantir eleições mais conscientes. “A política é uma luta e nós temos que entrar nela com muita coragem. Por isso, esse momento é uma oportunidade de fortalecer nossas candidaturas, candidaturas da classe trabalhadora”, disse Graça, reforçando a mensagem de que o debate e a participação são fundamentais para buscar melhorias para a sociedade.

A cartilha proporciona aos pré-candidatos uma visão global e estratégica das etapas da campanha, com informações úteis desde o financiamento e a prestação de contas, passando pelo planejamento, até a propaganda e o marketing. E para os eleitores, a cartilha traz dicas que poderão contribuir para o voto consciente e o combate à corrupção eleitoral.

Neuriberg Dias, jornalista, analista e consultor político, atualmente Diretor de Documentação do DIAP, compartilhou suas experiências e insights durante o evento. Ele enfatizou a relevância da política como “atividade humana essencial”, resgatando sua importância nas últimas eleições.

Segundo Neuriberg, houve uma mudança na percepção da política entre 2018 e 2022. “Em 2018, um ambiente anti-sistema prevaleceu, com desconfiança em relação a partidos, sindicatos e outras organizações reconhecidas pela Constituição. Já em 2022, observou-se uma valorização maior das candidaturas e do sistema democrático, e que o ambiente de renovação se dá em outras bases, dentro de valorização das candidaturas, dentro da valorização de candidatos”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here