Sindsep participa de encontro para fortalecer a luta contra os ataques à Previdência dos servidores municipais

Servidores municipais articulam resistência contra retrocessos na Previdência

11

Na manhã desta quinta-feira (13), as diretoras do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá, Ibaretama, Banabuiú, Choró e Ibicuitinga (Sindsep), Izaltina Gonzaga, Sheila Gonçalves e Neiva Esteves, participaram do Encontro dos Sindicatos Filiados à Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). O evento ocorreu no auditório da Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CUT), em Fortaleza, com o objetivo de discutir estratégias de luta contra o desmonte dos direitos previdenciários dos(as) servidores(as) municipais.

A reunião ocorre em um contexto de constantes ataques à Previdência do funcionalismo público municipal em diversos estados e municípios brasileiros. Após a aprovação da Reforma da Previdência de 2019, muitas administrações municipais implementaram mudanças drásticas nos regimes próprios de previdência, como o aumento da alíquota de contribuição dos servidores, a imposição de regras mais rígidas para aposentadoria e até mesmo a retirada de direitos historicamente conquistados.

Além disso, medidas como a PEC 66/2023 e novas propostas de reforma ameaçam agravar ainda mais a situação, permitindo que estados e municípios apliquem cortes mais severos aos benefícios previdenciários, afetando milhares de trabalhadores(as) do serviço público. Muitos municípios vêm aproveitando essas brechas legais para aprovar leis locais que ampliam o tempo de contribuição, reduzem valores de aposentadorias e retiram direitos adquiridos, intensificando a precarização das condições de trabalho dos(as) servidores(as).

 

Foto: Fetamce/Marcos Adegas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here