O diretor Eloni Sousa, que também integra o Conselho Municipal de Saúde, e a diretora Sheila Gonçalves estão participando da Oficina “Participa+ – Formação para o Controle Social no SUS”, realizada no município de Canindé. A iniciativa é voltada para conselheiros(as) de saúde e lideranças de movimentos sociais, com o objetivo de fortalecer a atuação da sociedade na fiscalização e formulação de políticas públicas no Sistema Único de Saúde.
A oficina é promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e o CEAP (Centro de Educação e Assessoria Popular). A programação foi dividida em duas etapas: a primeira, virtual, ocorreu no dia 21 de julho; já a segunda está sendo realizada presencialmente nos dias 4 e 5 de agosto, em Canindé.
Durante o encontro, os(as) participantes debatem temas como participação e controle social no SUS, financiamento da saúde, ciclo orçamentário, história das políticas públicas de saúde no Brasil e experiências de educação permanente nos territórios. A formação é um espaço fundamental para o fortalecimento do SUS e para garantir que a população tenha voz ativa na construção e fiscalização das políticas públicas de saúde.