Vitória histórica da educação em Banabuiú: Após quase duas décadas de luta, professores tomam posse em solenidade acompanhada pelo Sindsep

Ampliações começaram em 2019 e só foram concluídas agora, após pressão do sindicato e mobilização da categoria

4

Nesta terça-feira (22), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá, Ibaretama, Banabuiú, Choró e Ibicuitinga (Sindsep), representado pelas diretoras Neiva Esteves e Socorro Ricarte, esteve presente na Solenidade de Posse dos Professores Ampliados da carga horária efetiva no município de Banabuiú. O momento marca a conclusão de um processo que durou 19 anos e simboliza uma conquista importante para a valorização da educação pública local.

A ampliação da carga horária foi concretizada após uma longa jornada de lutas e reivindicações. O processo se iniciou em 2019, com o primeiro edital que ampliou 9 professores PEB I e 9 PEB II. Em 2023, um novo edital contemplou mais 6 PEB I e 5 PEB II. Já em 2024, o terceiro edital contou com duas convocações: na primeira, foram ampliados 10 PEB I e 2 PEB II; na segunda, 14 professores PEB I.

“Entre os primeiros e os últimos passaram-se 8 anos e 4 meses para ser concluída a chamada de todos os professores que estavam na lista para serem ampliados”, destaca Neiva Esteves. Ela ressalta que essa conquista é fruto da perseverança, resistência e firme atuação sindical junto à categoria, garantindo o direito de professores e professoras que há anos aguardavam esse reconhecimento.

O Sindsep reafirma seu compromisso com a luta pela valorização profissional e por condições dignas de trabalho para todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação. “Acompanhamos de perto cada etapa desse processo e mobilizando cada servidor e servidora da nossa base. Reafirmamos que nenhum direito será deixado para trás. Seguiremos firmes na defesa de conquistas históricas e na construção de novas vitórias para a categoria”, concluiu Neiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here