Comitê de Mulheres da ISP reúne lideranças para ampliar debate sobre as violências e cuidados no mundo do trabalho

Evento acontece em Brasília reforçando a importância da ratificação da Convenção 190 da OIT e da Lei 15.069/2024 que estabelece a Política Nacional de Cuidados e a construção do Plano de Ações da Política do Cuidado "Brasil que Cuida - Cuidar é o trabalho que sustenta o mundo"

3

Representantes sindicais de todo o país se reuniram em Brasília, nos dias 26 e 27 de maio, para fortalecer a mobilização pela ratificação da Convenção 190 da OIT e pela criação de uma Política Nacional de Cuidados. O encontro foi promovido pelo Comitê de Mulheres da Internacional de Serviços Públicos (ISP) e contou com a participação do Sindsep, representado por Sheila Gonçalves.

Secretária de Formação do Sindsep e secretária da Mulher Trabalhadora da Fetamce, Sheila Gonçalves integrou as discussões que colocaram no centro do debate a luta contra o assédio e a violência no trabalho, o reconhecimento do cuidado como responsabilidade coletiva e o papel das políticas públicas na superação das desigualdades de gênero.

Durante a programação, foram discutidas estratégias para impulsionar a ratificação da Convenção nº 190 da OIT no Brasil, que estabelece o direito de todas as pessoas a um ambiente de trabalho livre de violência e assédio. As participantes também destacaram a necessidade de uma Política Nacional de Cuidados, que garanta suporte às pessoas que cuidam, majoritariamente mulheres, e reconheça o cuidado como trabalho essencial à vida. Reconhecendo que todas as pessoas têm o direito ao cuidado.

No segundo dia, o grupo participará de uma agenda no Congresso Nacional, visitando gabinetes parlamentares e entregando documentos com as pautas defendidas pelas mulheres trabalhadoras. A atividade encerra no gabinete da deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP), com reafirmação do compromisso parlamentar com a agenda de enfrentamento à violência e valorização do cuidado.

“É fundamental que os sindicatos estejam mobilizados para garantir a ratificação da Convenção 190 e para colocar o cuidado na pauta das políticas públicas municipais. A Fetamce e Sindsep está junto nessa construção coletiva e feminista por um mundo do trabalho mais justo e seguro”, afirmou Sheila Gonçalves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here